Balanço registra mais de 350 mil inscrições no Sisutec nesta manhã

Educação profissional
Cursos são gratuitos e têm início previsto para abril. Prazo para que os candidatos se inscrevam vai até 21 de março

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) atingiu 353.399 inscrições, de acordo com balanço das 10h30 desta terça-feira (18). O prazo para que os candidatos se inscrevam, exclusivamente on-line, vai até 21 de março.

Ainda no primeiro dia, foram registradas 248.505 inscrições no programa. Entre os cursos mais procurados, técnico em segurança do trabalho (35.062 inscrições); técnico em logística (26.008); técnico em enfermagem (20.484); técnico em informática (15.619) e técnico em edificações (14.592).

A primeira edição de 2014 do Sisutec oferece 291.338 vagas em cursos técnicos subsequentes, para pretendentes que já concluíram o ensino médio. Os cursos são gratuitos e têm início previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio.

As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O aluno também deverá ter se submetido à edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente a 2013 e, cumulativamente, ter obtido nota acima de zero na prova de redação.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para 25 de março, e a segunda chamada para 1º de abril. Após a realização das duas chamadas, todos aqueles que tenham concluído o ensino médio poderão se candidatar às vagas remanescentes.

A oferta de cursos do Sisutec é feita em instituições públicas e privadas. O Pronatec já ofertou mais de 6 milhões de matrículas, sendo 1,7 milhão em cursos técnicos e 4,3 milhões em cursos de qualificação profissional.

Futuro da educação
Segundo a presidenta Dilma Rousseff, o Sisutec é peça-chave para a mudança no futuro da educação no País: “Nós estamos escrevendo uma nova página na história do ensino técnico no Brasil, queremos valorizar cada vez mais essa modalidade de ensino. Hoje, 1,7 milhão de estudantes já fizeram ou estão fazendo cursos técnicos pelo Pronatec. Com isso, aumentamos competitividade de nossas empresas e geramos mais crescimento para o Brasil” .

O Sisutec é uma das vias de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Entorno do DF será atendido por novas empresas de ônibus a partir de 2015

"A licitação desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no entorno", afirmou Patrícia


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a partir de abril irá abrir uma licitação para que quatro empresas comecem a operar os ônibus em todo Entorno do DF. Novas empresas passarão a atuar no começo de 2015.

A ANTT afirmou que um chamado de emergência será publicado na próxima terça-feira (17/3) para que uma nova empresa passe a operar junto com a viação Anapolina de forma emergencial, a partir do mês que vem. O entorno sul irá receber 200 novos ônibus que permanecerão até que as licitantes comecem a atuar em 2015. A empresa que tiver veículos mais novos terá preferência.

A diretora da ANTT, Ana Patrízia Lira informou que o transporte do Entorno nunca passou por licitação. "Eles começaram a circular e ficaram por decreto até 2008. De lá para cá estão atuando por contrato emergencial", explicou. Ela disse que a demora na abertura de licitação foi devido a estudos e análises técnicas.

"A licitação desses ônibus irá resolver os problemas de transporte público no entorno", afirmou Patrícia. Segundo a diretora, um rigoroso controle será feito para observar se rotas e horários estão sendo cumpridos. "As empresas do DF e Entorno que queiram participar devem estar dentro de todos os critérios de regularidade fiscal, devem ter ônibus de qualidade e cumprir determinações de itinerário", finalizou a diretora.

Em 2013, a ANTT emitiu 2,2 mil infrações, de todos os tipos, a empresas que atuam no Entorno. Neste ano, já foram emitidas 515 multas que variam de R$ 1 mil a R$ 6 mil.

ANTT promete 220 ônibus em abril

Órgão regulador fará chamamento emergencial para atender cerca de 103 mil passageiros





Protestos só foram controlados com o uso de força policial


Após quase dez horas de protestos em três pontos da Saída Sul do Distrito Federal pedindo por melhorias no transporte público, ontem (17), a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), responsável pela regulamentação dos coletivos entre as regiões, afirmou que irá realizar um chamamento emergencial para tentar amenizar o problema. Este é o segundo protesto que interdita a principal rodovia que liga o DF ao estados do Sul e Sudeste do País.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana do DF, ainda esta semana, será criada uma Comissão de Fiscalização, formada por vereadores dos municípios e representantes da comunidade, para realizar uma fiscalização na Viação Anapolina (Vian), para depois fazer chamamento emergencial de uma nova empresa de ônibus que deverá atender à cidade dentro dos próximos 30 dias. O processo será semelhante ao que ocorreu em Planaltina-GO, e ao que está ocorrendo atualmente em Águas Lindas-GO.

A expectativa da ANTT é de que 220 ônibus entrem em circulação no início de abril. De acordo com a diretora do órgão, Ana Patrícia Lira, atualmente, 519 ônibus operam na parte sul do Entorno. Segundo ela, cerca de 103 mil passageiros utilizam as linhas de dia e volta na Saída Sul. “A expectativa é amenizar os problemas que têm ocorrido nos últimos dias.”

A Viação Anapolina (Vian) não foi encontrada para comentar sobre a fiscalização e nem sobre o ônibus incendiado na BR 040. Para o estudante de sociologia Marcos Nogueira, o transporte é uma reclamação antiga dos moradores da região do Entorno Sul do DF. “É uma situação muito difícil para quem precisa ir à Brasília para estudar.”

PROTESTO
Moradores bloquearam a estrada BR 040 em vários pontos, além da DF-290, próximo ao bairro Jardim Céu Azul, onde cerca de 300 manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar. Os policiais usaram bombas de efeito moral e jato d’água para conter a manifestação. Três suspeitos foram presos por depredarem ônibus. Ao todo, 23 pessoas foram detidas.

As empresas de transporte que atendem a região sul do Entorno atuam com autorização especial concedida pela ANTT, pois os contratos não são renovados desde 2008.

Arruda avisa que a candidatura ao governo do DF é irreversível


A largada ocorreu no último sábado, no Park Way. O ex-governador discursou para cerca de mil pessoas

De camisa verde e no velho estilo, o ex-governador José Roberto Arruda (PR) fez o primeiro discurso como candidato a governador. Em evento no Park Way, que reuniu cerca de mil pessoas no último sábado, ele subiu num palanque e declarou que “agora não tem retorno”. Tinha a seu lado a deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), anunciada na semana passada como candidata a vice na chapa. “Tem quatro anos que não faço um discurso. Quatro anos se passaram desde a tragédia que se abateu sobre nós”, afirmou.

Arruda estava afastado da política desde abril de 2010, quando perdeu o cargo de governador, cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), por infidelidade partidária, depois de se desfiliar do DEM em meio à crise provocada pela Operação Caixa de Pandora. No discurso, o ex-governador diz que não tem medo de enfrentar a campanha e vai exibir, ele mesmo, o vídeo em que aparece recebendo dinheiro das mãos do delator, Durval Barbosa. A ideia, segundo afirmou, é rebater as suspeitas no programa eleitoral da campanha ao governo. Ele pretende sustentar que o episódio ocorreu antes de sua posse como governador.

 
Arruda disse que "ficaram quatro anos tentando me tornar inelegível e não conseguiram"

O vídeo com a participação de Arruda no evento foi postado numa rede social ontem. Mostra o ex-governador desinibido e rodeado por aliados. Estavam lá o deputado distrital Aylton Gomes (PR) e Jaqueline Roriz (PMN), que respondem processo pela suposta participação nas denúncias do mensalão do DEM. Também estavam no palanque o ex-deputado Laerte Bessa (PR), o ex-distrital Dr. Charles (PTB) e a mulher do ex-governador, Flávia Peres.


Ações judiciais

No discurso, Arruda disse que enfrenta ações na Justiça, mas está apto a concorrer. “Ficaram quatro anos tentando me tornar inelegível e não conseguiram”, sustenta. O ex-governador garante que não voltará atrás e explica a união com o ex-governador Joaquim Roriz: “A vida é feita de encontros e desencontros”. Na semana passada, depois de uma reunião na casa de Roriz, os dois caciques decidiram lançar uma chapa apoiada por ambos, com o respaldo do presidente regional do PRTB, Luiz Estevão.

Veja, em vídeo amador postado no youtube, o discurso do ex-governador:




O empresário, que já foi cotado como possível candidato a governador no início dos anos 2000, ficou inelegível depois de ter o mandato cassado no Senado por suposta participação nos desvios do Fórum Trabalhista de São Paulo, em 2000. Arruda, então líder do governo no Senado, foi um dos que trabalhou na época pela derrocada de Estevão.

Durante o evento na tarde de sábado, Arruda pediu ajuda aos presentes para levar para o grupo a deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS), os deputados Luiz Pitiman e Izalci Lucas, do PSDB, e o ex-deputado Alberto Fraga (DEM). Eles têm se reunido para formar uma outra chapa ao governo. Arruda também demonstrou que pretende construir uma aliança com o empresário Paulo Octávio. O ex-vice-governador está filiado ao PP.


Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=t2b9ALMmXmE