Obras não iniciam

Promessa de asfalto para a região dos Americanos feita pelo atual governo cai no esquecimento. Prefeitura faz paliativo jogando cascalho nas estradas e irrita os moradores. Enquanto isso, ruas do centro da cidade recebem pavimentação asfáltica

A população dos Americanos, um pequeno arraial distante 15 quilômetros do centro da cidade, ficou toda assanhada quando do prefeito Cristóvão Tormim (PSD) anunciou no começo de agosto o início de 101 obras, a maioria delas com recursos dos governos federal e estadual. Todos acreditavam que desta vez os 10 quilômetros de asfalto que falta para ligar a cidade ao bairro desta vez sairia. Mas pelo que parece os mais de mil moradores do bairro vão ter que esperar mais um pouco. 

A prefeitura substituiu o asfalto por um trabalho de cascalhamento ao longo da estrada. E acabou desagradando quem convive diariamente com poeira e lama, dependendo do tempo. “O prefeito nos prometeu asfalto, agora vem passar mel no nosso beiço com este cascalho. Isso que estão fazendo aumenta o risco de acidente e provoca mais poeira”, reclamou João Sardinha, 59 anos, que passa pela pista pelo menos uma vez por dia. 

A insatisfação é geral. “Se não fosse para fazer o asfalto era melhor deixar do jeito que estava. Este cascalho solto só serve para aumentar o risco de acidentes”, afirmou um morador que passa pela estrada rural todos os dias.

VALA- Mas a prefeitura não conseguiu irritar somente os moradores dos Americanos. Quem se vê obrigado a sair da empresa Brasfrigo, com destino aos Americanos ou à BR-040, também reclama. Tudo por conta de uma vala que a prefeitura abriu às margens da pista para extração do cascalho usado na estrada. O buraco, de 13 metros de largura, seis de profundidade e 30 de extensão, é uma armadilha e oferece perigo constante a quem passa pelo local. Além disso ameaça a rede elétrica 34,5 que alimenta a empresa Brasfrigo. A negligência da prefeitura é tamanha que nem uma placa de sinalização foi fixada.

ASFALTO EM AREA NOBRE – Enquanto os moradores dos Americanos amargam o desprezo por parte do poder executivo, várias ruas do centro da cidade estão ganhando massa asfáltica, inclusive as linhas de ônibus. “Ele se esquece que aqui nos Americanos também vem ônibus. Estamos isolados, sem ter a quem recorrer”, disse uma moradora. 
Com isso, a prefeitura manda para escanteio o dito popular que fala: “O sol nasce para todos”. E não condiz com o slogan da atual administração: “Governando para todos”.